Jane Oteiro - Doctoralia.com.br

CONTRATO PSICOTERAPÊUTICO

O processo de Psicoterapia varia de acordo com a queixa do paciente e de acordo com o seu desempenho durante o processo psicoterapêutico, por isso requer uma frequência semanal. As sessões possuem duração aproximada de 50 minutos, sendo que os horários de realização são combinados previamente através do site ou por contato telefônico, sendo realizado, e durante esse período a psicóloga ficará a disposição.

As sessões não possuem uma data pré-determinada de término, pois o processo varia de acordo com a queixa, disponibilidade do paciente frente ao processo psicoterapêutico. Fica livre para o paciente interromper o processo quando desejar, assim como o psicólogo irá avaliar a necessidade da continuidade do processo.

 

Primeiramente vale ressaltar que nenhuma comunicação em que utilize internet é 100% segura, para isso algumas recomendações importantes antes do atendimento:

  • Verifique seu antivírus (atualização);
  • Ativar o firewall do sistema operacional;
  • Nunca utilize computador público;
  • Em caso de utilização de celular, certifique-se que ele terá base de apoio durante a sessão;
  • Utilize fone de ouvido e esteja em um local tranquilo e sem interferências externas.
  • É expressamente proibido gravar/vincular/publicar quaisquer sessões, seja ela por vídeo, sons, textos ou qualquer outra linguagem. É compreendido crime o uso indevido de imagem, texto e voz da psicóloga e do paciente

O CFP (Conselho Federal de Psicologia) regula através de duas resoluções: Resolução nº 011/2012 e Resolução nº 11/2018 (última atualização das normas para atendimento online). Essa atualização traz mudanças como a liberação para realização de consultas ou atendimentos psicológicos por meio de diferentes ferramentas de tecnologia, com cuidado do profissional para que o atendimento seja realizado com base no código de ética de nossa profissão, garantindo segurança da informação e sigilo, dentre outras.

 

Sou psicóloga certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento online, garantindo qualidade, credibilidade, confidencialidade necessários. Para acessar minha credencial basta acessar: https://e-psi.cfp.org.br/cadastro/2019-jane-oteiro/

Em qualquer contexto de atendimento, o sigilo é fundamental, as informações obtidas dentro do setting terapêutico é um direito do paciente e de responsabilidade do Psicólogo.

Código de Ética do Psicólogo, artigo 9º:  É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Imprevistos as vezes acontecem, para isso as desmarcações (faltas) poderão ser feitas com 12 horas de antecedência (através do Doctoralia ou via WhatsApp).

Faltas – Sessões em que o paciente não compareça e não realize o aviso antecipado, serão consideradas realizadas, visto que o psicólogo disponibiliza o horário e espaço para o seu atendimento, reposição só será realizada em comum acordo com o psicólogo. 

Mudanças de horário – As mudanças de horário poderão ser realizadas de acordo com a disponibilidade da agenda.

Atrasos – Os atrasos não terão compensação no final do atendimento, pontualidade é essencial para o seu processo terapêutico.

Reposição – O psicólogo deverá ser avisado no caso de imprevistos que impeçam o comparecimento a sessão, caso contrário não terá reposição da sessão. E essa poderá ser feita apenas 1 vez por mês.

Importante:  Não será possível estender o horário para além do previsto, mesmo em caso de atraso do paciente.

Os atendimentos de planos de saúde são realizados por meio de Reembolso, dessa forma você poderá solicitar o Reembolso para seu plano de saúde do valor pago nas sessões através de um Recibo ou nota fiscal de acordo com a exigência da operadora.

Importante verificar com seu convênio o valor de Reembolso para Psicólogos e o procedimento de solicitação, pode variar de acordo com o plano/operadora.

Para o reembolso os convênios solicitam, encaminhamento médico contendo o diagnóstico (CID) para a indicação do tratamento psicológico, sendo que o Psicólogo deve ser da escolha do paciente. Junto com o encaminhamento deverá apresentar o recibo do Psicólogo, para que o reembolso da consulta seja efetivado.

De acordo com a resolução nº 387 (2015) da ANS, toda operadora tem o dever de reembolsar ao menos 40 sessões de psicoterapia por ano.

Os pagamentos são realizados conforme acordado previamente, sendo esses realizados sempre até o 10° dia do mês ao psicólogo.

As cobranças são de acordo com as sessões que serão realizadas durante o mês vigente, qualquer alteração no contrato ou reajuste financeiro somente poderá acontecer com o conhecimento e acordo entre as partes.

Ao início do mês será enviado uma prévia de valores que poderá realizar o pagamento via PIX ou cartão de crédito.

CONTATO

Todos os atendimentos são individuais.

Para esclarecer dúvidas, obter informações ou agendar sua sessão, entre em contato.

 (11) 95892-7666 / contato@janeoteiro.com.br

 

Jane Oteiro - Doctoralia.com.br